Associação

A Associação de Pais e Encarregados de Educação é uma pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos, e que visa a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que estejam a frequentar a Escola EB1/JI Cidade Jardim.

As receitas da Associação advêm das seguintes fontes:

  • quotas e outras contribuições de associados
  • resultado de iniciativas descritas no plano de atividades
  • comparticipações devidas por força de acordos celebrados com entidades públicas e privadas.

Essas receitas são utilizadas na execução do plano de atividades disponível aqui. Todo o trabalho executado pelos membros da Associação é de cariz voluntário.

Para se tornar associado, o proponente deve ser pai/mãe ou encarregado de educação de uma criança a frequentar a Escola EB1/JI Cidade Jardim, preencher a proposta de admissão e pagar a quota anual (donativo com o valor mínimo de 5€).

Para mais informações, consulte aqui os Estatutos da Associação de Pais da Escola EB1/JI Cidade Jardim.

Vantagens de ser associado

Ser Associado dá descontos! Consulte as vantagens que os Associados têm junto da rede de parceiros da Associação de Pais da Escola EB1/JI Cidade Jardim.

Meios de comunicação

A Associação de Pais é composta por pais e encarregados de educação que voluntariamente organizam e promovem diversas iniciativas. A divulgação dessas iniciativas passa pelos seguintes meios:

  • Email: envio aos associados de informações sobre as várias iniciativas.
  • Circular em papel: existindo iniciativas que abranjam todos os alunos, a professora da sala entrega a circular a cada criança.
  • Site: encontra-se a informação institucional relacionada com a associação e com a escola.
  • Facebook: nas redes sociais a associação aposta no Facebook, colocando com regularidade posts sobre as iniciativas da associação assim como divulgando eventos da Maia ou Grande Porto que possam ser de interesse para a comunidade escolar.

Saiba mais sobre as Associações de Pais

O que é uma Associação de Pais

É a forma organizada e institucional – personalidade jurídica de direito associativo – legalmente prevista de os Pais fazerem ouvir a sua voz e participar no processo educativo dos filhos – Lei 29/2006 (Lei das Associações de Pais – 2ª alteração e Republicação do Decreto Lei 372/90.

As Associações de Pais são independentes do Estado, dos partidos políticos, das organizações religiosas e de quaisquer outras instituições ou interesses.

As associações de pais gozam de autonomia na elaboração e aprovação dos respetivos estatutos e demais normas internas, na eleição dos seus corpos sociais, na gestão e administração do seu património próprio, na elaboração de planos de atividade e na efetiva prossecução dos seus fins.

Associação de Pais para quê?

As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, público, particular ou cooperativo.

Desenvolver ações em conjunto com professores e direções das escolas, de forma a promover a formação dos pais, das crianças e dos jovens.

Promover atividades de apoio à família e a sua participação na vida escolar dos seus educandos.

Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca podendo revestir-se de múltiplas formas.

Fonte: CONFAP.